O desafio que estamos a resolver
O número de indivíduos em situação de sem-abrigo está a aumentar em toda a Europa, afetando mais de 895.000 pessoas de grupos sociais cada vez mais diversificados. Apesar da sua urgência, sistemas fragmentados e descentralizados continuam a limitar respostas eficazes.
O COMHOM é um projeto de três anos que enfrenta este desafio através de uma abordagem participativa, sistémica e orientada por dados. Recorre à Participatory Action Research (PAR – Investigação Participativa orientada à Ação) e a Soft Systems Methodology (SSM – Metodologia de Sistemas Qualitativos) para reunir pessoas em situação de sem-abrigo, profissionais na linha da frente e decisores políticos, co-criando sistemas de apoio mais eficazes e inclusivos.
A decorrer em cinco países da União Europeia – Finlândia, Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha – o COMHOM apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e a Declaração de Lisboa sobre o combate à situação de sem-abrigo.
Parceiros do projeto
![]()
![]()
![]()






Objetivos
O COMHOM está estruturado em três áreas de trabalho interligadas, cada uma a apoiar a seguinte, de forma a impulsionar a mudança sistémica – desde a compreensão do problema, ao co-desenho de soluções, até ao seu teste em contextos reais.

A nossa contribuição
O VOH.CoLAB lidera o WP2: Inovação Social e Co-Criação, tirando partido da nossa experiência em investigação participativa em saúde e na mobilização das partes interessadas. A nossa contribuição inclui:
- Criação e coordenação dos 5 Living Labs do COMHOM.
- Facilitação do envolvimento de stakeholders nos três espaços: problema, solução e implementação.
- Conceção e liderança de atividades de co-criação com pessoas em situação de sem-abrigo, prestadores de serviços sociais e decisores políticos.
- Apoio ao desenvolvimento de soluções inclusivas e sensíveis ao contexto.
Investigador responsável no VOH
O impacto que esperamos criar
Através de dados, diálogo e inovação digital, o COMHOM procura construir sistemas de resposta à falta de habitação mais eficazes em toda a Europa. O projeto deverá gerar o seguinte impacto:
- Serviços mais inclusivos e responsivos, através de ferramentas e práticas co-criadas;
- Colaboração intersectorial mais forte entre prestadores de serviços sociais, autoridades e atores comunitários;
- Maior capacidade de inovação nos sistemas de prestação de serviços;
- Evidência orientada para políticas, capaz de informar estratégias locais e europeias sobre a falta de habitação;
- Reforço do papel das pessoas em situação de sem-abrigo como participantes ativos na definição das soluções que as afetam.
The COMHOM project has received funding from the European Union’s European Social Fund (ESF+) under Grant Agreement No. 101172624.
